quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Conectando!

 A escola e as novas Tecnologias

Em 2008, a EEF Linha Campinas, da Linha Campinas, município de Chapecó-SC, recebeu da SED uma Sala de Informática, com Mesas Informatizadas, no sistema Servidor Team Client, com: um servidor, seis Mesas Informatizadas - doze monitores, e uma Impressora. As máquinas possuem dois Sistemas Operacionais: Windows e Linux Educacional, e foram instaladas no início de 2009. Na sequência, a escola foi conectada à Internet. Para isso, foi instalada Antena Parabólica, do Ciasc, órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. A antena capta sinal da Internet, via satélite, e tem um link com velocidade de 256 kb/s.

Em 2010, a escola recebeu um computador com cinco monitores, do Programa Porinfo Rural, sistema multiterminal, com Sistema Operacional Linux Educacional, e uma impressoa. As máquinas,  distribuídas pelo MEC/Proinfo foram instaladas em Setembro passado, e foram conectadas à web pelo NTE de Chapecó, que configurou o IP da rede.

A escola está na lista do MEC para ser conectada à Internet Banda Larga, com 1Mb/s de velocidade, o que deverá ocorrer em breve (o contrato entre a Anatel/MEC/MC estabelece que todas as escolas deverão estar conectadas até o final de 2010).

Com a instalação da Sala de Informática e a conexão da escola à Internet, uma nova realidade se estabeleceu para a comunidade escolar como um todo, oportunizando a todos melhorar o desempenho escolar, tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico.

Para auxiliar no processo ensino/aprendizagem, a escola conta com professor Admitido em Caráter Temporário, com treinamento básico ministrado pelo NTE de Chapecó, para atuar diretamente na Sala de Informática.

Para melhor utilização e proveito dos recursos da Sala de Informática e da Internet, todos os professores da escola passaram por um curso básico de Introdução à Educação Digital, de 40 horas/aula (fotos abaixo). Mas serão necessários outros cursos de aprofundamento na área das TICs, a fim de desenvolver novas habilidade nos professores e gestores, e melhorar a qualidade da educação na escola, continuando, assim, o avanço significaticativo que a escola conseguiu nos útlimos dois anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário