segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Eu blogo, tu blogas... nós blogamos sem parar!

Blogandooooooooooooooo!...primeira vez!

Os avanços registrados no cqampo das comunicações tem feito o mundo cada vez mais pequeno.  Alguns indicativos dessa pequenez foram sendo denotadamente marcados  ao longo da história, por exemplo: Mac Luhan escreveu Aldeia Global, o Ex-Presidente  JK, estabeleceu em seu governo  a meta: “cinqüenta anos em cinco”; em Santa Catarina,  o Ex-Governador Colombo Machado Salles tinha como meta de governo: “ governar é encurtar distâncias”.
A idéia de “Aldeia Global”, segundo Luhan é que todos os habitantes de uma comunidade aldeã podem comunicar-se direta e instantaneamente.  Essa comunicação teve seu protagonista maior que foi a televisão. Mas foi a internet 2.0 e o celular que restringiram drasticamente essa interligação entre “os habitantes da aldeia”, quebrando paradigmas de tempo e espaço, de presença e ausência.  O mundo passou a ser interligado por estreitas relações, em todas as áreas sociais: política, economia, educação, saúde, laser...
Com essa nova realidade, ganhou espaço  a virtualidade, com o desenvolvimento de ferramentas de comunicação instantâneas, Twiter, Memo, msn  Orkut, Facebook, entre outras. E dentre tantas formas de interação estão os BLOGs. Blogar:  além de ser um novo verbo tornou-se sinônimo de conectar e de interagir socializando conteúdos e imagens de forma rápida e simples. 
“O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem). (disponível em: http://www.infoescola.com) 
 Os blogs, contração do termo "Web log”, foram criados para facilitar a tarefa de publicar e socializar conteúdos, imagens, arquivos de áudio e vídeo, e ganharam o mundo a partir da tragédia de New Orleans, EUA, em quando o furacão de Categoria 5 atingiu aquela região. Era dia 28 de agosto de 2005: Michael Barnes blogou, e, inaugurando a era do blog com  ‘Os Sobreviventes de Nova Orleans’, escreveu: “Estamos no 10º e 11º andares de um prédio corporativo. Temos geradores e toneladas de comida e água. Somos cinco no total. Não estou certo se a conexão de internet será afetada. Eu tenho uma câmera e minha arma... Honestamente, isso pode ser bíblico.”
Com a invenção da Internet, especialmente da  Internet 2.0, essa ferramenta de interação e socialização de conteúdos tornou-se popular, quebrando inclusive as expectativas de seus criadores, e confirmando cada vez mais a teoria da “aldeia global, de Mac Luhan. “Não são os efeitos ideológicos dos meios de comunicação sobre as pessoas, mas a interferência deles nas sensações humanas, daí o conceito de "meios de comunicaçao como extensões do homem" 

Bibliografia:  sítios:

Nenhum comentário:

Postar um comentário